h1

Livro – Anjos Brancos à Beira do Inferno, de John Carlin

05/06/2009

“Nunca até então um time de futebol tinha conseguido apresentar tal monopólio dos melhores atacantes do mundo. Nos cinco anos posteriores, Zidane, Ronaldo, Figo, Raúl e Roberto Carlos(o defensor mais ofensivo da história) tinham estado na seleção ideal de quase todos os apaixonados por futebol. David Beckham também aparecia na seleção de muitos(…) Em meados de março de 2004 ele[o Real Madrid] era líder do Campeonato, tinha acabado de eliminar o Bayern de Munique da Copa da Europa e chegara à final da Copa del Rey.”

Esses seriam os Anjos Brancos.

E a queda espetacular da equipe no restante da temporada de 2004, o Inferno.

Mais do que um supertime de futebol, o Real Madrid da Era Galácticos era a personificação do sonho de um amante do futebol arte, o então presidente da equipe Merengue Florentino Pérez.

Além de narrar a trajetória da equipe, Anjos Brancos mostra detalhadamente a visão do homem pro trás dos Galácticos. Toda a filosofia que levou ao montar da equipe está no livro, narrada em episódios marcantes(como quando Florentino descobriu, estarrecido, que nem todas as contratações feitas por um clube de futebol de fato se firmam na equipe principal) a relatos feitos diretamente ao autor.

Pra que gosta de futebol arte, é difícil não se identificar com a visão de Florentino Pérez. Empresário bem sucedido do ramo de construção, Pérez cresceu assistindo ao Real Madrid dos anos 50/60, com Puskas, Di Stefano, Gento, Del Sol e Kopa vencendo seis Copa dos Campeões da Europa, sendo as cinco primeiras seguidas.

Mais do que as vitórias, o que ficou na cabeça do jovem Florentino foi o futebol praticado pela equipe. Um futebol que só poderia ser praticado pelos melhores jogadores do mundo. Era mais do que apenas futebol bem jogado. Assistir a um jogo do Real Madrid daquela época era, nas palavras de Pérez, presenciar ilusión.

Ilusión é a palavra em espanhol similar a portuguesa “magia”. E foi atrás dessa magia que Florentino vislumbrou o projeto dos Galácticos: um time de futebol com os maiores craques do mundo, que desse show a cada partida e que estivesse acima da rigidez tática do futebol moderno.

“Este time não precisa de complicados esquemas táticos”

“Os outros times que se preocupem em defender. Contra nossos jogadores, vão precisar”

Galácticos e o Marketing Esportivo

O Real Madrid dos Galácticos foi um fenômeno do marketing esportivo. Mesmo que John Carlin não se aprofunde muito no assunto, o texto apresenta bastante informação sobre como o Real Madrid utilizou os jogadores-astros para passar o Manchester United e se tornar o clube de futebol mais rico do mundo.

O episódio da contratação de David Beckham, contado em detalhes no livro, é um dos melhores episódios da obra e um ótimo exemplo da filosofia de Florentino Pérez em relação a contratação de jogadores.

“Os jogadores mais caros do mundo, são os mais baratos”

Afinal de contas, se você paga, por exemplo, 68 milhões de euros pelo futebol de Kaká, você não tem apenas o jogador Kaká atuando pelo seu time, você tem a marca Kaká junto da marca Real Madrid gerando lucros muito acima do valor investido. Além de se tratar de um verdadeiro craque, que não resta dúvidas de que jogará muita bola dentro de campo, gerando ilusión, que gera ainda mais dinheiro.

Só na época da contratação de Beckham, o Real Madrid vendeu 4 milhões de camisas.

À beira do Inferno

O maior problema em ler Anjos Brancos é que antes mesmo de abrir o livro já sabemos que o Real Madrid não ganhou nada de importante na Era Galácticos.

É impossível ler o texto, que várias vezes cita a Seleção Brasileira de 1982 como sinômino de futebol arte, sem se animar com a equipe do Real enquanto esta criava a ilusión imaginada por Florentino Pérez e parecia mesmo que ia ganhar toda a Europa e o mundo.

Isso torna extremamente difícil a leitura dos capítulos onde os diversos fracassos da equipe são descritos. Cada erro, cada minúcia da derrota está lá, rico em detalhes, e não tem nada que se possa fazer a não ser e aceitar que aqueles episódios fazem parte do passado e que nada pode ser feito para que ocorram de forma diferente.

Anjos Brancos às vezes exagera no tratamento de alguns jogadores, descrevendo seu talento e habilidade por diversas vezes ao longo do livro, algumas beirando a  fantasia. Páginas e mais páginas são usadas para explicar ao leitor o futebol mágico dos Galácticos, como Figo e Raúl. Zidane mesmo, é elevado pelo autor a condição de semideus e alguém mais desavisado pode pensar que se trata do maior jogador que já pisou na Terra.

Muitos capítulos também estão lá dedicados ao inglês David Beckham, o jogador que mais simbolizou a Era dos Galácticos, descrito pelo autor não apenas como um grande jogador, mas também como uma grande pessoa que teria sentido mais que todos os outros a dor do fracasso da equipe.

Assim, estão lá todos os erros do Presidente Florentino Pérez, o fim melancólico do projeto e as vitórias que conseguiu, principalmente extra-campo.

Tomara que durante a nova passagem de Florentino Pérez ele demonstre ter aprendido com os erros do passado e consiga fazer do Real Madrid mais do que uma equipe de futebol. A chegada de Kaká tem tudo pra ser o que foi a chegada de Figo no passado, o marco zero de uma nova era futebolística. Uma era de verdadeira ilusión.

Pra encerrar, um vídeo que mostra um pouco da visão de Florentino sobre o futebol. Um tributo a magia dos Galácticos…

Anúncios

3 comentários

  1. Bitan, o nome do livro não seria “Anjos Brancos Entre o Céu e o Inferno”?


    • Dão, dão…essa deve ser a versão espanhola ou portuguesa do libro, o que eu tenho é “à beira” besbo


  2. E depois do Kaká, dizem que o Real vai contratar o Cristiano Ronaldo. Daí sim seria o reinício dos Galáticos, embora eu ache que um time com tantas estrelas não consegue dar conta da pressão que sofre.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: