h1

Shatterstar e Rictor saem do armário com beijo gay

30/06/2009

Shatterstar e Rictor protagonizam na revista norte americana X-Factor #45 o que acredito ser o primeiro beijo gay do Universo Marvel.

Pelo menos do primeiro escalão.

O comentário do Guido no último quadrinho é a melhor parte.

Lembro que na época que eu acompanhava os gibis brasileiros da Marvel(entre 93 e 98) já tinha várias histórias da X-Force em que os dois pareciam ter uma relação sugestivamente homossexual.

Os dois sempre tiveram a maior pinta de bicha, mesmo o Rictor tendo comido a Lupina certa vez.

Não lembro direito da historinha, mas teve uma vez que o Rictor levava o Shatterstar pra dar uma relaxada na cidade, daí eles iam numa boate. Na pista de dança, uma mulher chegava no Shatterstar e ele ficava todo desconfortável. Um pouco mais adiante tinha algumas insinuações muito engraçadas.

Vale ressaltar que o texto do gibi é assinado pelo Peter David, que tem no currículo muitas inserções de bichisse nas histórias que escreve, como no trabalho com Supergirl(ele até chegou a ganhar um prêmio GLAAD media award pela publicação) e na minissérie Madrox, quando insinuou que algumas das cópias do personagem estavam explorando seu lado bissexual.

Na época em que eu lia gibi Peter David escrevia os gibis do Hulk.

Era aquela época em que todas as personalidades do Hulk se juntaram, ele ficava 24h como um Hulk verde com a mente de Bruce Banner, com a força do Hulk clássico e um pouco da personalidade ácida do Hulk Cinza.

Nesse período o Hulk fez parte de um grupo de super-seres chamado Panteão. E nesse grupo havia também um personagem gay, chamado Heitor.

Heitor era abertamente gay e até zuado por alguns membros do Panteão, embora não se falasse disso totalmente de forma aberta.

Uma tirada muito engraçada que teve foi quando teve o casamento do Rick Jones, antigo parceiro do Hulk(parceiro no sentido de herói, sidekick, não de viado!) e alguém comenta alguma coisa do tipo “parece que o Heitor já está se enturmando” e mostra um quadrinho com o Heitor conversando e rindo com o Estrela Polar, primeiro personagem da Marvel a ser tido como homossexual.

O encontro do Estrela Polar com o Heitor do Panteão foi mais uma coisa cômica do que significativa.

O homossexualismo do Estrela Polar era muito mais velado que o do Heitor, tendo surgido muitos anos após o personagem ter sido criado e após as aventuras clássicas da Tropa Alfa.

Alguém achou que seria divertido fazê-lo gay e os editores não viram problema. Acabou virando mais um fato meio obscuro de um personagem pouco popular do que um capítulo relevante do Movimento GLS nos quadrinhos.

Com Peter David escancarando a homossexualidade de Rictor e Shatterstar não é de se duvidar que daqui a pouco os dois estrelem sua própria série um pouco mais voltada para o público gay. Ou que um título nesses moldes estrelando outro personagem seja criado.

Talvez até tragam de volta o Estrela Polar, com mais destaque do que sempre teve.

Na época em que eu lia gibi uma coisa dessas não seia bem vista, mas seria bastante curioso se tivesse ocorrido um beijo gay naqueles gibis… será que eu acharia mais nojento que engraçado? Porque eu sempre achei bicha muito engraçado, nos gibis então…

De qualquer forma, esse é um relacionamento gay que abre as portas pra muita história interessante focando esse amor diferente.

Boa sorte às duas heroínas.

Anúncios

2 comentários

  1. Dá uma pesquisada na internet: a Marvel tem um bom número de personagens gays. Acho que os mais famosos mesmo são o Ultimate Colossus e a Serpente da Lua, que uma época até pegava a Marlo (sim, Bitan, isso mesmo!).

    Fernando Silva: ah é, eu li alguma coisa disso da Serpente da Lua hahahahahahahahah… acho que eu vi uma página da revista que a Marlo dava um fora nela ou algo assim


  2. Tirando os repetidos xingamentos à homossexualidade dos personagens, o texto foi interessante.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: