h1

Hoje tem Flamengo x Atlético-MG

30/07/2009

Hoje tem jogão de bola no Maracanã.

O Flamengo tentando engrenar contra o Galo, líder do Brasileirão.

Flamego x Atlético é uma das maiores rivalidades nacionais do futebol. Principalmente da parte dos mineiros. Eles sempre vem com muita gana pra ganhar do Flamengo.

A rivalidade entre Atlético e Flamengo ficou acirrada graças aos embates dos anos 80. Naquela época, o Atlético montou os melhores times de sua história, além de contar com o atacante Reinaldo, principal jogador da história do clube. Infelizmente para os torcedores do Galo, o Flamengo também montou os melhores times de sua história nos anos 80. E estes talvez tenham sido os melhores times que qualquer clube já montou na história do futebol brasileiro.

Semifinal do Brasileirão de 87 – Atlético-MG 2 x 3 Flamengo. Infelizmente só achei esse vídeo com os gols do Fla, senão botava o dos melhores momentos. Gols: Zico, Bebeto e Renato Gaúcho:


E aí o que aconteceu? O Atlético chegou a várias decisões importantes de campeonato e teve pelo caminho, o Flamengo. Perdeu em todas.

Brasileirão de 1980: Flamengo x Atlético na final. Flamengo venceu.

Libertadores de 1981: o Atlético provavelmente seria o campeão do torneio. Enfrentou o Flamengo num jogo desempate valendo a classificação para a fase seguinte do torneio. Flamengo venceu.

Brasileirão 1987: o Atlético monta o melhor time do país, dirigido por Telê Santana. Sobra durante o campeonato. O Flamengo pena, mas se classifica. Se encontram nas semifinais. O Flamengo vence. No Mineirão. E acaba sendo o campeão.

Tantas derrotas consecutivas acabaram por traumatizar os atleticanos, que passaram a década de 90 em baixa, com poucos momentos de brilho, sendo inclusive rebaixados para a Segunda Divisão na década seguinte.

Pra variar, as derrotas fizeram do Atlético uma espécie de filial do Botafogo. Ou seja: perdedores em campo, campeões do chororô. Até hoje atleticanos choram as pitangas sobre o jogo da Libertadores de 81, reclamando que o árbitro José Roberto Wright beneficiou o rubro-negro, expulsando o atacante Reinaldo, melhor jogador do Galo.

Vamos aos fatos: Wright nunca beneficiou o Flamengo. Era Fluminense assumido e muitas vezes ficou marcado por prejudicar o rubro-negro. O que aconteceu naquele jogo, é que o Reinaldo – que era craque, mas que sempre foi bem chegado numa pancada – deu uma tesoura por trás no Zico e foi merecidamente expuslo. O time do Galo não suportou a pressão da burrice, perdeu as estribeiras e despirocou numa vergonheira que acabou com mais jogadores expuslos e cai-cai.

Existia no youtube um vídeo em cores e boa imagem que mostrava perfeitamente a falta criminosa de Reinaldo em Zico. Acontece que a torcida ridícula e covarde do Atlético-MG denunciou o vídeo até tirá-lo do ar, pois viram que ele injustificava quase três décadas de chororô e era melhor se enganar acreditando que foram roubados que aceitar que o grande ídolo deles fez uma baita cagada num jogo decisivo.

Reinaldo deu uma tesoura em Zico. Já tinha sido dribaldo, o Galinho passava do meio pro ataque em velocidade, e Reinaldo aplicou o golpe covardemente nas pernas do camisa 10 da Gávea, pra machucar mesmo. Talveeeeez algum arbitro daria só o cartão amarelo a Reinaldo, mas o vermelho não foi exagero.

Entretanto, apesar da história, o jogo de hoje tem mais clima de revanche para os rubro-negros que para os atleticanos.

Ano passado, o Flamengo vinha embalado e enfrentou o Atlético no Maracanã. Recorde de público do torneio: mais de 80 mil torcedores. E o Atlético meteu berrantes 3 a 0 no Flamengo. Vou postar o vídeo aqui como sinal de respeito aos atleticanos que leram o texto até aqui, apesar da raiva. E também como forma de protesto ao pipoqueiro time do Flamengo. Esse jogo fez com que eu não fosse ao Maracanã ver o jogo contra o Palmeiras:

Maracanã vai pegar fogo. Tardelli x Bruno. Flamengo x Atlético. Espero nada menos que uma grande partida. E vitória do Mengão.

3 comentários

  1. estou gostando de ver o flamengo jogando com o time montado pelo Andrade….
    nome:simone
    anos:10
    cidade:São PEDRO da Aldeia – RJ

    Fernando Silva: Simone, de 10 anos(!) gosta de ver o Flamengo e sabe quem é o Andrade. Coisa linda. Isso é que é a magia rubro-negra. Também gosto muito.


  2. estou gostando de ver o flamengo jogando com o time montado pelo Andrade….
    nome:simone

    cidade:São PEDRO da Aldeia – RJ


  3. A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantar-mos sempre depois de cada queda, por que fazemos parte de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, que sá do universo…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: