h1

Andrade é o novo técnico do Flamengo

01/08/2009

Diferente do que o Blog do Titan havia informado, o novo técnico do Flamengo é Andrade.

Em errata e com muita satisfação, corrijo a baita barrigada que dizia que Sérgio Guedes seria o treinador rubro-negro, anunciando que o comando do time de futebol está nas mãos de um legítimo flamenguista.

Foi a melhor opção.

O Flamengo tem na história caso semelhante ao de Andrade: Carlinhos, um dos mais vitoriosos técnicos da história do clube, começou sua trajetória como treinador basicamente nas mesmas condições.

Carlinhos foi craque de bola em seus tempos de jogador, recebendo o apelido de “Violino”. Foi um dos pouquíssimos ganhadores do Prêmio Belfort Duarte, por nunca ter sido expulso durante a carreira, feito realmente impressionante, já que Carlinhos jogava como volante e tinha como função desarmar os adversários. No dia de sua despedida dos gramados, em 1970, entregou suas chuteiras, numa espécie de ritual, a uma jovem promessa da base rubro-negra: Arthur Antunes Coimbra. Não sabe quem é? Bota no Google e sente só a magia…

Em 1987, o ex-craque Carlinhos já tinha dirigido o time por três partidas no Brasileiro de 83, e assim como Andrade hoje, não tinha nome nem experiência para segurar a carroça do Mengão. Entretanto, após a queda do treinador, Carlinhos assumiu a equipe, interinamente, e acabou ficando. O Flamengo foi campeão Brasileiro.

Com Carlinhos, o Flamengo ainda venceria mais um Brasileiro(1992), três Cariocas(1991, 99, 00) e uma Copa Mercosul(1999).

Andrade também faz parte da galeria de craques imortais do Flamengo. Venceu quatro Brasileiros, Libertadores, Mundial. Por diversas vezes segurou(bem) o pepino de treinar o Flamengo como interino. É inegável que a trajetória de Carlinhos serve como parâmetro para a efetivação de Andrade.

Mas o mais importante é que seja feita a vontade do jogador. O Flamengo não é um clube organizado e profissional, onde os dirigentes cobram o máximo dos atletas, pois honram todos os compromissos e, pelo bem da empresa, todos devem se esforçar, não importando as condições adversas.

Na Casa da Mãe Joana da Gávea, o jogador fica de putaria, ninguém cobra, ele não joga e o time perde. Se vier um técnico, como o Cuca, que não tinha a simpatia do elenco, esquece. A coisa não anda. Se os jogadores querem, nas palavras do Willians, dar a vida pelo Andrade, ótimo! É a velha escola Papai Joel de treinadores boleiros.

Talvez dê errado. Mas é a coisa mais linda do mundo o Flamengo, novamente cheio de jovens talentosos da base, treinado por um dos maiores jogadores de sua história.

Anúncios

2 comentários

  1. eder o flamengo presisa de atak


  2. eu gostaria de saber o nome dos pais do tecnico andrade,pois eu tenho um primo flamenguista que eu n vejo há algun tempo e o nome dele e Jorge Luiz Andrade….tem 52 anos e morava em Ricardo de albuquerque….



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: