h1

Santo André apaga o Fogo e bota no do alvinegro carioca

20/08/2009

Que vexame!

Mais um para a coleção de fiascos do Botafogo no ano.

Mais uma vez, o alvinegro carioca está perto da Zona de Rebaixamento. Perdeu para o Santo André por 2 a 1. Em casa.

Por que o time vai sempre tão mal jogando no Engenhão? O Santo André é um time muito fraco, que deveria, este sim, brigar pra não cair. Mas o Botafogo sempre se supera e às vezes apronta, passando a perna nos adversários. Pena que dessa vez foi para o pior…

No começo do campeonato eu já tinha escrito que o Botafogo seria rebaixado. Mudei de opinião depois que o time deu uma reagida, afinal tem times piores no campeonato, mas será mesmo que o Fogão não cai?

O time é muito ruim. Os poucos jogadores que fazem alguma coisa, estão completamente omissos. Vão esperar que quem salve a lavoura, o Jônatas?

O grande problema é que o Botafogo se apequenou dentro de seu próprio universo.

Em 2007, montou um bom time, aquele treinado pelo Cuca, que tinha Zé Roberto, Lúcio Flávio, Túlio, Luciano Almeida, Jorge Henrique e Dodô. Era um time ofensivo e de bom toque de bola, muito bem armado.

O Botafogo sobrou em cima dos timecos do Campeonato Carioca e a afobada imprensa pagou o maior pau para “o time que joga o futebol mais bonito do Brasil”. Aí, o problema: o Botafogo acreditou. E achou que era a maior maravilha da humanidade desde o lançamento do Viagra.

Quando o Flamengo venceu o Carioca de 2007 nos pênaltis, o Botafogo não sofreu uma derrota. Levou um baque inesperado, um verdadeiro choque. “Como foi que a máquina alvinegra perdeu o título?”. Ao invés de acordar pra realidade – de que o “carrossel” nada mais era do que um time muito bem arrumado de jogadores razoáveis em boa fase – o Botafogo continuou sonhando e considerou a derrota apenas um acidente de percurso.

Assim, o time começou pilhado o Brasileirão e fazia uma campanha brilhante até perder em casa para o São Paulo, no jogo mais icônico do campeonato. Depois disso, faltou perna. O time tinha um banco fraquíssimo, se desesperou após os resultados negativos e não conseguiu nem a vaga para a Libertadores. Mas logo o carrossel?

Ao invés de mexer no time enquanto havia tempo, os dirigentes continuavam achando que tinham um timaço em mãos. Perdiam? O futebol é que estava errado. Em pouco tempo, essa filosofia apequenou o Botafogo.

Faltou humildade aos diretores do clube da Estrela Solitária. Ao invés de assumirem as falhas de equipe, seguiram se enganando no fraco Campeonato Carioca sem enxergar o óbvio. Se o Flamengo, que venceu o torneio nos últimos três anos – em cima do Botafogo, ressalte-se – não apresenta uma equipe em nível de brigar pelo título brasileiro, o que esperar do tri-vice Botafogo?

Quando o torcedor acordou, o time já era essa lástima que está hoje. E não aprendeu. Segue sempre atrás de Juninho, Lúcio Flávio, André Lima quando as coisas vão mal. O passado recente do Glorioso não justifica o investimento nesses jogadores. Valeu a pena vender o melhor jogador do time?

O futebol carioca passa pelo seu pior momento.

O Flamengo tem um bom time que muitas vezes falha, o Botafogo tem um time ruim que as vezes joga bem e o Fluminense é uma falha completa.

O Botafogo chegou a mostrar fôlego e competência pra contornar essa situação faz alguns anos, mas não conseguiu levar adiante o bom trabalho.

Ainda dá tempo, mas o futuro é temeroso.

Anúncios

One comment

  1. Gostei de seu post, Peru. Há muita verdade nele. O ano do Botafogo era pra ter sido o de 2007, que tinha um bom time. Se aquele time acabou não conseguindo nada, como acreditar que os posteriores conseguiriam? Só a diretoria mesmo.

    O que mais está me irritando nesse campeonato é que o Bota tem um time fraco, mas há outros piores que ele em melhor situação. Afinal, qual o grande jogador do Avaí, por exemplo? Coisas do Botafogo, daquelas que não dá pra entender mesmo…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: