h1

O povo brasileiro e a trolha: Sávio, mercenários e o Rio-2016

05/10/2009

Sávio quer encerrar a carreira no Flamengo.

O jogador de 35 anos já pensa em aposentadoria e revelou ter vontade de acabar para o futebol da mesma forma como despontou.

É normal um jogador completamente identificado com um clube ter o desejo de se despedir dos gramados nesta mesma equipe.

Mas Sávio é um caso particular.

Se tornou ídolo a partir de 94, quando surgiu com um futebol ousado, de muitos dribles e gols, além de exibir com orgulho o vermelho e o preto que carregava no coração.

Começou como principal jogador de um time sem grandes nomes, participou da megalomania da Era Kléber Leite com Romário e Edmundo e do início de um período em que o time carioca ficou marcado pelas péssimas administrações. Saiu em 97 deixando no torcedor o desejo de assistir a sua volta.

E Sávio voltou.

Em 2006, o Anjo Louro da Gávea retornou ao Flamengo. Durou pouco tempo. Foi menos de um semestre sob as cores do Manto, poucos jogos e nenhum gol. E Sávio voltou a partir. A torcida, que tanto o adorava, adotou outra postura; Sávio, para muitos flamenguistas, é um mercenário que deixou o clube para ganhar dinheiro na Europa.

O que a torcida ignora é que, em 2006, Sávio ficou cinco meses sem receber salário.

Ou seja, pro torcedor do Flamengo, mercenário é o trabalhador que não tem seus direitos respeitados e o errado nessa história é o jogador, não a administração que jogou o clube em dívidas acima de R$ 300 milhões.

Quem sabe Sávio devesse ter entrado na Justiça após três meses sem salário, como fez o inexplicavelmente idolatrado Romário, transformando o acordo numa dívida milionária.

Romário está na folha de pagamento do Flamengo até 2016. E Sávio, já recebeu o que o Flamengo deve?

Pior que a falta de discernimento entre quem merece ou não ser considerado ídolo ou mercenário é a triste constatação de que a torcida é composta por cabeças facilmente lubridiadas, que não enxergam o errado da história.

O que prejudicou mais o Flamengo nesses últimos quinze anos, a saída de Sávio para o Real Madrid(ou mesmo em 2006) ou os presidentes picaretas que transformaram o clube em balcão de negócios?

É assim que pensa não apenas a torcida do Flamengo ou o povo carioca. O brasileiro, como um todo, funciona da mesma forma.

E é dessa forma que o Brasil irá cometer a cagada de achar que as Olimpíadas de 2016, a serem sediadas no Rio de Janeiro, são uma benção.

Nossos atletas vão entregar mais uma atuação pífia, resultado de uma formação escassa em estrutura. E a culpa não será do governo, que não investe o suficiente no esporte, que não pensa em momento algum em formar novos atletas, que não sabe administrar as modalidades esportivas e usa eventos de grande porte para desviar dinheiro; é do atleta, aquele mesmo fudido que no sacrifício conseguiu disputar a Olímpiada. Sem a menor chance de vencer, claro…

No Brasil, a culpa não é de quem não paga. É de quem não recebe. Falta de profissionalismo se confunde com paixão e  a trolha termina sempre no rabo dos torcedores, do povo brasileiro. E acreditamos que a culpa é nossa.

Sávio não é mercenário. Ele não elegeu Kléber Leite, não elegeu Edmundo dos Santos Silva. Apenas teve a infelicidade de jogar num Flamengo destruído pela podridão daqueles que apequenaram o clube ao longo dos anos. A culpa não é dele.

E a culpa também não é minha.

Já foram gastos mais de R$ 100 milhões apenas para a campanha de eleição do Rio-2016. Enquanto isso, o esporte segue sem investimentos, passando vergonha em competições ao redor do mundo.

O Rio ganhou as Olimpíadas que todos tanto queriam.

Agora tratem de fiscalizar essa merda.

Para mais Sávio, veja esse post aqui que eu fiz sobre esse grande ídolo rubro-negro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: