h1

O Interesse paulista em Petkovic

17/11/2009

No final da tarde de ontem(16/09) uma notícia causou certa comoção entre a torcida do Flamengo.

Segundo informação do Globo Esporte, o empresário de Petkovic, Josias Cardoso, informava que alguns clubes de São Paulo estariam “muito interessados” em contratar o sérvio para a próxima temporada.

Um desses clubes estaria até mesmo disposto a pagar a multa rescisória – 1 milhão de reais – para poder contar com o futebol de Pet logo em janeiro próximo.

A notícia foi o suficiente para alguns se desesperarem, outros chamarem Petkovic de traidor, aproveitando para lembrar o passado tricolor e vascaíno enquanto a maioria apenas temeu, fazendo de conta que não foi nada. E não foi mesmo.

Não existe para preocupação.

O Blog do Titan fez o favor de fazer a autópsia do boato.

1. Seria a notícia uma estratégia inimiga para desestabilizar o Flamengo nesta reta final de Brasileirão?

Não. Qualquer torcedor rubro-negro já está acostumado com as notícias ruins que cismam em pipocar exatamente quando o Flamengo passa por bons momentos em algum campeonato durante o ano.  De discussões bobas entre jogadores até a atrasos de 5 dias no salário dos funcionários, tudo é reportado pelos veículos de comunicação, quase parecendo ser intencional a tumultuada de ambiente que as notícias podem(pretendem) causar.

É com surpresa, por exemplo, que recebemos notícias ruins sobre outros clubes com meses de atraso, quando Caio Jr. revelou na semana passada que assumiu o Palmeiras em 2007 com quatro meses de salário atrasado. Engraçado como a imprensa não tem a menor vontade de levar esses fatos para a população, não é?

Entretanto, esse não é o caso.

A fonte da informação é o próprio agente do jogador, o que deixa bem claro que a intenção não é tumultuar o ambiente, mas sim o de forçar uma valorização do atleta pelo Flamengo e realizar a renovação de contrato o mais rápido possível.

2. Que clubes paulistas estão interessados em Petkovic? Algum grande?

A princípio, a reportagem não informa. Mas graças as grandes capacidades dedutivas de nossa equipe, aprofundamos a questão e conseguimos algumas boas pistas.

Se o empresário tivesse sido procurado por times grades de SP, seria a primeira coisa que ele diria, afinal de contas valorizaria ainda mais o passe de seu atleta.

Isso leva a crer que as equipes que procuraram por Pet foram equipes médias e/ou de pequeno porte. Portuguesa, Guarani, São Caetano… além da hipótese de nenhuma equipe ter procurado o agente do jogador.

A teoria ganha força quando Josias informa que existe um time paulista querendo pagar prontamente o valor de 1 milhão e levar Pet já em janeiro.

Vamos analisar essa hipótese sob a possibilidade do interessado ser um dos quatro grandes:

Santos – o mesmo Santos em que Pet já jogou sem brilho, treinado pelo mesmo treinador que forçou sua saída da equipe? De jeito nenhum.

Palmeiras – O Palmeiras não tem dinheiro pra pagar o milhão de reais da multa. A Traffic, parceira do Verdão, não gastaria dinheiro para levar um meia pra dentro do Parque Antártica enquanto ainda tem jogadores dentro do clube que precisam valorizar. Além disso, Pet foge da política de contratações da empresa, que aposta sempre em jogadores jovens de retorno fácil.

São Paulo – Juvenal Juvêncio e Ricardo Gomes sabem que a equipe precisa de um meia. Ainda assim, as contratações são feitas com cuidado até excessivo, o que já custou ao time do Morumbi a chance de fechar com Madson e Conca no passado. Muito improvável que apostem no veterano Pet para a próxima Libertadores.

Corinthians – Dinheiro para contratar, existe. Falta é vontade. Pra quem quer a Libertadores pela primeira vez e se enrola com Riquelme, aparecer com Petkovic não seria muito bem visto pelos torcedores. Além do que, no carnaval que é a diretoria do Timão, se o interesse realmente existisse, já teria se tornado público faz muito tempo.

Assim, sendo o valor de 1 milhão de reais baixo e perfeitamente bancável por um Santo André da vida, o tal interesse paulista não deve ser nenhuma proposta irrecusável de grandes.

3. Tá, mas existe chance do Pet vai sair do Flamengo?

De jeito nenhum.

No mundo do futebol, claro, não dá pra afirmar com 100% de certeza. Mas afirmo com 100% de certeza que Petkovic não sai do Flamengo.

Petkovic tem 37 anos. Segundo entrevista para a Revista Placar de agosto, o jogador disse que “de jeito nenhum” jogaria até os 40 anos. Isso dá, mais ou menos, mais um ano, um ano e meio de profissão a ele.

Pet é o jogador de futebol mais inteligente em atividade no Brasil. Ele sabe que estava com a carreira praticamente encerrada quando voltou ao Flamengo. Sabe que teve que negociar sua a volta ao futebol e sabe que, se sair do Flamengo, as chances de ver o dinheiro que lhe devem diminuem drasticamente.

Vasco, Fluminense e Flamengo devem dinheiro a Petkovic. O mais próximo de pagar é o Flamengo, exatamente por conta do acordo recentemente firmado entre as duas partes. Ao sair do clube, jogador e diretoria rubro-negra se afastam e lá se irão anos até que o dinheiro seja depositado em sua conta.

Ele pode passar esse tempo tranquilo, jogando bola em alto nível num clube em que é um ídolo acima do bem e do mal ou em outro lugar, ralando como um juvenil, tendo que provar seu valor a cada partida. Ele sabe disso.

Sabe que o único lugar em que vai ser respeitado e amado mesmo que em má fase será o Flamengo. Sabe que se aposentando na Gávea terá um encerramento de carreira que poucos grandes tiveram no Brasil.

E, mais importante, sabe que sua última chance de fazer história no futebol é jogando a Libertadores pelo Flamengo. Alguém realmente acha que Petkovic abandonaria o clube? Em troca de que?

Concluindo:

Petkovic vai encerrar a carreira no Flamengo. Vai disputar a Libertadores 2010 pelo rubro-negro e se aposentar com todas as glórias que merece.

A notícia com os paulistas “muito interessados” é apenas uma manobra beeeeeem baixa por parte de Josias Cardoso para acelerar a renovação de contrato de Petkovic com o Flamengo. Com aumento de salário, óbvio.

Pode dormir em paz, Nação.

E não se esqueça: NUNCA acredite nas bobagens que saem na imprensa.

A não ser que você tenha lido aqui no Blog do Titan.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: