h1

Selecionado convocado para compromisso com a Irlanda

09/02/2010

Seleção não contará com a beleza de Ronaldinho

Perdi a aposta.

Dunga revelou às 11h a lista de jogadores convocados para o próximo amistoso do Selecionado, contra a Irlanda. E Kléber não estava nela.

Em meu último post escrevi que apostava que o lateral faria parte da convocação. Mas não fez. Acreditei que os problemas de Dunga para definir o dono da posição o levariam a levar o jogador do Internacional. Mas isso não quer dizer que não houve surpresa na relação.

Gilberto, meia do Cruzeiro, foi convocado por Dunga para ocupar a posição que já abandonou e que executou durante a disputa do Mundial de 2006.

O irmão do Nélio fez um ótimo Campeonato Brasileiro ano passado, muito acima do que esperavam dele. Marcou vários gols, assistiu os colegas… brilhou mesmo na Celeste Mineira que conquistou a vaga da Libertadores na bola. Mas será que Dunga acertou?

Após a Copa de 2006, Gilberto voltou ao Herta Berlim sem conseguir repetir as atuações que o levaram à Seleção. Da Alemanha foi para a Inglaterra em 2008, para jogar no Tottenham. A passagem de Gilberto por terras britânicas foi um retumbante fracasso e assim o jogador decidiu voltar ao Brasil, parando no Cruzeiro(que já havia defendido).

No clube mineiro, uma improvável retomada na carreira aconteceu. E a convocação ao Selecionado pode ser considerada sua segunda grande virada na carreira. Gilberto chegou a jogar no São Caetano antes de se destacar no Herta Berlim e chegar à Copa de 2006, improvavelmente. E pode repetir o trajeto.

Futebolísticamente, Gilberto é o típico jogador a quem a definição “competente” se aplica com franca justiça. Se destaca pela regularidade, bom apoio ao ataque, segurança na defesa. Domina todos os fundamentos, embora não seja excepcional em nenhum deles. Um arroz com feijão bem temperado.

Marcelo, o lateral-esquerdo brasileiro do Real Madrid é mais jovem e mais talentoso que Gilberto. Além dele, outros nomes poderiam ser testados para a vaga, especialmente jogadores que, diferente de Gilberto, desempenha a função dentro de seus clubes.

Ainda assim, a convocação de Gilberto foi uma bela jogada de Dunga. É muito provável que a vaga acabe mesmo ficando com o cruzeirense. Se isso de fato acontecer, o grupo que irá à Alemanha se tornará praticamente definido após o amistoso contra a Irlanda, no dia 2 de março.

Ah, e o Dunga convocou o Kleberson de novo. É, eu sei… e adivinha que continua com espaço vitalício no lado esquerdo do ataque brasileiro? Se você respondeu “Pequeno Robson” acertou…

Enquanto isso, o jogador mais lobbado do momento, Ronaldinho Gaúcho, continua dentuço, fazendo muita festa e não jogando pela Seleção Brasileira.

Para disputar a Copa será preciso muito mais do que alguns minutos de bom futebol e duas matérias na Rede Globo. Uma verdadeira vergonheira para o jogador que em 2006 muitos periódicos apontavam como possivelmente melhor que Pelé…

Confira a lista completa:

Goleiros
Julio Cesar (Inter de Milão)
Doni (Roma)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Michel Bastos (Lyon)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kléberson (Flamengo)

Meias
Ramires (Benfica)
Elano (Galatasaray)
Kaká (Real Madrid)
Júlio Baptista (Roma)

Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Adriano (Flamengo)
Luís Fabiano (Sevilla)
Robinho (Santos)

Anúncios

One comment

  1. Você posta no blog daquele mau caráter chamado paulinho?

    Fernando Silva: não



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: