h1

A melhor bola de todos os tempos da última semana

10/02/2010

Passada a convocação de Dunga para o jogo de 2 de março, contra a Irlanda, ainda é possível ouvir entre os jornalistas esportivos um choro reclamão por conta da ausência de Neymar, o novo Pequeno Robson, na lista do treinador brasileiro.

Entre os que desaprovaram a falta do nome do jogador está, por exemplo, Milton Neves, um dos mais famosos vendedores da televisão do país e colunista do portal iG.

Neves acredita que Neymar deveria fazer parte do grupo, pois é um talento que provavelmente se tornará craque e o jogo contra a Irlanda seria ideal para, em suas palavras, “o menino sentir o peso da Amarelinha”.

Mas que tremenda bobagem.

Para quem acompanha o meio futebolístico nacional é bastante comum se deparar e nunca se surpreender com elogios, lobby e reportagens sobre jogadores que vivem um bom momento dentro de campo.

Sabemos que não apenas o jornalismo, tampouco o compromisso com o futebol bem jogado são os motivos pelos quais alguns jornalistas insistem em pedir a convocação de certos atletas. Muitas vezes existe uma motivação mais, digamos, financeira. Não digo que é o caso aqui(mas não duvidaria se fosse).

O que é importante notar nas besteiras de Milton Neves é que, da mesma forma como Ronaldinho Gaúcho era “indispensável” faz umas três semanas, o jogador do momento é Neymar, o novo Pequeno Robson.

Normal que se ocupe espaço dos veículos de comunicação com atletas de destaque. O que beira o inadmissível é quando a situação sai do controle e descamba em exageros proferidos por nomes de conhecidos formadores de opinião do Brasil.

Neymar não merece ir para a Seleção Brasileira e muito menos disputar a Copa do Mundo de 2010.

Não jogou o suficiente para merecer nem serviria o Selecionado com a mesma competência que um atleta mais experiente, de regularidade testada e aprovada(como Nilmar, Adriano e Luís Fabiano).

O atual momento que valoriza tanto a velocidade da informação beneficia muito o lobby descabido e ajuda a criar Pelés cujo reinado duram uma semana.

Hoje, Neymar é o melhor jogador do país, selecionável, candidato a melhor do mundo. O já citado Milton Neves chamou o jogador de “Neymar Antunes Coimbra” numa infeliz, muito infeliz e prematura comparação com o Galinho Zico.

O oba-oba foi todo criado graças ao talento de Neymar, pela falta de interesse do Corinthians de Ronaldo e Roberto Carlos no Paulistinha e pela chegada do Pequeno Robson à Vila Belmiro. Dentre esses três motivos, acima mesmo do futebol, a volta do inesquecível camisa 7 foi mesmo o que causou a superexposição do nome de Neymar, com aquela babaquice de “volta do futebol muleque”.

Aí passam duas semanas, Neymar joga mal umas duas, três partidas – oscilação natural de um jogador em boa fase, especialmente quando muito novo – e aí a babaquice de exigir convocação simplesmente é esquecida. Alguns chegar a se aproveitar do momento para afirmar que “sempre souberam” que Neymar não jogava nada.

Vamos deixar de babaquice!

É ano de Copa do Mundo? Quando, na história da nossa Seleção – ou de qualquer outra – um rapazote de 18 foi convocado para o Mundial e trouxe, com atuações marcantes, o título do torneio? Até o Pelé, quando foi disputar a Copa de 1958 num período pós-Gasolina já era mais rodado que o Neymar.

Mas não vai parar.

Ronaldo vai marcar um “golaço” – leia-se um lance um pouco acima do normal – e logo ele se tornará presença “obrigatória” na Copa, mesmo com desempenho físico e técnico abaixo de qualquer um dos outros quatro nomes convocados.

Aí depois vai ser o Roberto Carlos, o Pato vai voltar de lesão marcando três gols e vai virar o melhor do mundo por uma semana e assim seguiremos até a Copa do Mundo até o infinito(e além).

Quem sabe analisar o futebol bem jogado dentro de campo não tem dificuldades em se blindar do festival de cretinices gerado pelo oba-oba desenfreado.

Para todos os outros, existe Milton Neves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: