h1

Selecionado 3 x 0 Zimbabue e o favoritismo na Copa

02/06/2010

O jogo-treino do Brasil serviu não apenas para dar uma aquecida no time de Dunga.

Ficou bem claro após a partida que Michel Bastos foi uma boa escolha de Dunga. Que Júlio Baptista não é o anti-futebol, como pregaram os apaixonados por Paulo Henrique Ganso. E que – graças a deus – o reserva de Júlio César é Gomes e não Doni.

Foi um passeio bonito o que a Seleção fez dentro de campo hoje.

O placar foi suficiente para controlar as cornetas – não quero dizer as vuvuzelas do estádio, essas nunca se calam – que já se preparavam animadamente para descascar o Selecionado Brasileiro de Football.

E isso é simplesmente ótimo.

Tá um saco de ouvir jornalista, torcedor sazonal e celebridades que nem sabem quantos lados têm uma bola criticando o escrete do Brasil.

Não, o futebol da Seleção não é vistoso. Sim, o time é o favorito para a Copa do Mundo.

Bastou a enfadonha campanha pelos meninos do Santos começar que todo mundo se esqueceu que esse mesmo time ganhou a Copa das Confederações, a Copa América e as Eliminatórias.

Bastou Maradona convocar seis atacantes para a Copa do Mundo para todo mundo se esquecer da bolinha ridícula que a Argentina jogou sob seu comando, da classificação cagada, meio roubada até o fato de que os seis atacantes não vão atuar juntos e que a defesa bambina sofre de muitos problemas.

Se o Brasil é assim tão ruim, quem é bom?

Alemanha, Itália e Inglaterra sempre são favoritos. Mas não podemos apostar cegamente em nenhum dos três. Nesse período pré-Copa do Mundo, estão todas as três devendo muito ao futebol do Brasil, principalmente a Itália, que já sofreu duas derrotas na mão de Dunga.

A Espanha, alvo maior da infinita pagação de pau em cima dos times europeus, segue sendo o palpite principal na hora de se escolher o favorito ao título do torneio. Mas vamos ser sinceros, a Espanha não engana ninguém.

Toda Copa eles chegam com “a melhor Seleção Espanhola dos últimos tempos”, sempre com o Casillas, o Puyol e um atacante cabeludo que é o melhor do país depois den uns cinco ou seis estrageiros que também disputam o Campeonato Espanhol.

E não adianta: sempre pipocam. Duvido que em 2010 seja diferente. Se alcançarem as quartas de final já será demais.

O problema da Espanha é que os jogadores não sabem jogar em um time formado apenas por espanhóis. Na Seleção eles não têm um craque brasileiro ou argentino pra quem jogar a bola e esperar que resolva. E aí, tremem na base, no tamanho da expectativa, tropeçam nas próprias pernas. Não são um time copeiro, como por exemplo, a Alemanha.

Comparando mal, a Espanha na Copa é como o Corinthians na Libertadores. Não sabe chegar. A Alemanha é o SPFC. Mesmo mal, sempre é favorito. E sempre chega.

Por isso, àqueles que ainda estão preocupados com a tal “falta de criatividade” do setor ofensivo brasileiro, sugiro apenas tranquilidade. Se o calcanhar de Júlio Baptista não o fez ainda, basta lembrar que Daniel Alves também está no time e que quando ele pega na bola, como diria o Galvão, “agora que eu quero veeer, amiiiigo…”

E, ainda em Júlio Baptista, muito injustas são as críticas que o jogador vem recebendo por conta da não convocação do Paulo Henrique Ganso. Sempre gostei muito d’A Besta, apesar de ser um jogador, digamos, bastante azarado quando se trata dos clubes em que joga. Além disso, não é o primeiro jogador convocado para uma Copa do Mundo que não é titular absoluto no clube que defende.

Queria muito o Júlio Baptista no Mengão. Abre o olho, Zico!

Segunda-feira o Brasil tem mais um compromisso com um africano inexpressivo. Mais festa, um futebolzinho pra assistir… tá bom demais. Que venha a Copa do Mundo! Não que eu vá entrar naquele clima enfadonho meio Rede Globo que as TVs querem nos enfiar, mas 2010 tá bom demais. Olha, vai rolar uma feijuca dia 20… vai ser foda!

Todos na torcida. Não importa vencer, nem jogar bem. O importante é fazer a alegria das surradas vuvuzelas presentes ao estádio.

E, mais importante ainda, é que ninguém se machuque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: