h1

Brasil 3 x 0 Chile

29/06/2010

O Brasil tirou o Chile pra dançar.

Uma dança diferente, em que existem perdedores e que quem leva mais gol vai embora pra casa. Mas foi uma dança. Um baile.

Alguns podem ter achado os 3 a 0 insuficientes, mas ficou dentro da realidade da partida. Esse negócio de 7 a 0 é coisa que acontece uma vez por década. Portugal já fez esse ano, então não poderia acontecer. Deus não teria permitido…

Assim como não permitiu que Kaká desfalcasse o Brasil na partida contra a Holanda. Bem, na verdade foi o Dunga, que tirou o meia de campo antes que ele levasse o segundo cartão amarelo e fosse suspenso. O mesmo Dunga que não tomou esse cuidado em relação a Ramires, causando desde já tremores nas canelas alaranjadas de Robben e sua turma.

O começo da partida foi ideal para a turma que gosta de soprar a vuvuzela. O time jogou mal e deu algum espaço para o Chile. Mas desde já, observadores especializados como eu conseguiam dizer que o jogo terminaria facilmente liquidado a favor do Brasil. É, eu tenho esse dom. Chama-se “visão”.

Quando Juan fez o primeiro, de cabeça, a porteira abriu. Quer dizer, a única maneira de tentar impedir uma vitória da Seleção Brasileira é socando nove jogadores no campo de defesa. Se, ainda assim, o escrete canarinho marca o gol, o negócio é sair pro jogo e buscar o empate. E aí, meu amigo, é que o time do Dunga mata as partidas.

O curioso no lance do primeiro tento foi a participação do capitão e herói de guerra Lúcio. Primeiro ele é puxado, com força. O adversário cai, ele não. Permanece de pé. Quando enxerga que a bola vai chegar ao Juan, por algum motivo, ele próprio puxa o Luís Fabiano, impedindo que o atacante alcance a bola. Surreal? Ou estaria o nosso capita apenas evitando que o atacante atrapalhasse o coleguinha de zaga?

Falando em Lúcio, que partidaça fez o nosso capita carrancudo. Os jogos do Brasil perderiam muito da graça não fossem pelas arrancadas destrambelhadas de nosso herói ao ataque. Como está sempre bravo e se move com dificuldade, embora veloz, os lances ofensivos de Lúcio são dotados de uma veia cômica única. A Holanda que se cuide.

Mas então, voltando… depois do gol do Juan, com a porteira aberta, ficou mais fácil para o Brasil marcar mais gols. Luís Fabuloso, o Fabiano, recebeu bom toque de Kaká, driblou o goleiro e fez o dele. Bonito e fácil.

Depois, no segundo tempo, Ramires fez uma grande jogada e tocou pro Robinho, que, de primeira marcou o terceiro. E foi eleito o melhor jogador em campo pela FIFA.

Discordo. Robinho, pra ser o melhor, tem que driblar. Tem que pedalar. E ele não fez nenhuma das duas ontem. Até o velhinho meio cego aqui da rua, que anda de bicicletinha o dia inteiro, merece mais o título de “Rei das Pedaladas” que o Robinho. Tudo bem, de Rei ele não tem nada. Mas ele manda ver naquela bicicletinha. Se podemos reclamar que o Messi ainda não marcou gol na Copa, podemos reclamar que o Robinho ainda não entortou ninguém.

O técnico do Chile ainda tentou se salvar, colocando em campo Valdívia, o Mago cujo futebol não passa de um truque, mas que a torcida do Palmeiras pensa que é mágica de verdade, mas não adiantou. Teria sido melhor se ele ficasse ao lado do campo, tentando tirar coelho da cartola. Mais fácil que tirar futebol da perna direita…

Dunga colocou Kleberson para jogar, mas Bielsa não quis saber de colocar o Fierro, impedindo que o jogo se tornasse uma versão bombada do rachão dos reservas do Flamengo.

A Copa agora é pra valer, amigo. Holanda de novo nas quartas? Dessa vez não tem um velho bicudeiro pra resolver. Mas nosso time é melhor, o deles é pior e o Brasil é sim, o favorito.

Pela primeira vez em 2010 vai haveeeeeeeeer coração! E, convenhamos, é muito mais emocionante torcer pra essa Seleção meio perna-de-pau, com Felipe Melo e tudo que pros “Dream Teams” de 98 e 2006. Principalmente porque a França já foi desclassificada…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: