h1

Espanha 1 x 0 Portugal

30/06/2010

Seria mais correto afirmar que prevaleceu o favoristismo da Espanha ou o futebol fraco e ineficiente de Portugal?

Porque, da mesma forma como a Seleção espanhola se tornou uma das favoritas para o Mundial da África do Sul nos últimos anos, Portugal viu seu lugar no panteão das grandes equipes de futebol ser abandonado na mesma velocidade.

O time espanhol – ainda – não foi brihante como a maioria dos opineiros de plantão previa. E, ainda assim, conseguiu abater uma Seleção portuguesa sem muito a oferecer.

Talvez o fato de um dos atacantes ser o brasileiro naturalizado Liédson possa ser citado como um exemplo do verdadeiro poder de fogo de Portugal. Ele teria condições técnicas de defender a Seleção Brasileira? Alguma outra Seleção de ponta do futebol mundial?

Mas Liédson é o menor dos problemas, ou até, dos culpados. É impossível falar na derrota de Portugal sem citar o nome de Cristiano Ronaldo.

Sem dúvida um grande jogador, Cristiano Ronaldo mostrou em 2010 que, ao contrário do que as atuações no Real Madrid e Manchester United indicaram, não se trata de um legítimo craque, daquele jogador cuja técnica altamente diferenciada pode decidir partidas em favor de equipes menos favorecidas.

Esperava-se muito, mas muito mais de Cristiano Ronaldo neste Mundial.

De todos os craques que disputaram o torneio, apenas Wayne Rooney se saiu pior que Ronaldo. Com a diferença bastante considerável de que o português já foi escolhido como o melhor jogador do mundo, o que só deixa seu fracasso ainda mais amargo.

Pra piorar o cenário, Ronaldo é o capitão do time português e não agiu como tal. Mostrou descaso, despreparo para a função de representar a equipe por inteiro e falta de comprometimento.

Hoje, os jornais portugueses e de várias partes do mundo não falam de outra coisa. Até mesmo Luís Figo, ex-eterno craque solitário da Seleção Portuguesa por diversos anos desceu a porrada em Ronaldo. E com razão.

Como admirador de seu futebol apresentado no Manchester United e no Real Madrid, acredito que o torneio da FIFA serviu para colocar Cristiano Ronaldo no lugar a qual ele pertence: é um grande jogador de clubes, aonde conquistou espaço para arriscar lances longe da pressão do erro, mas não é – e nem vai se tornar – um grande craque dentro dos padrões do esporte.

Messi, por exemplo, e Ronaldinho Gaúcho são dois jogadores já considerados grandes craques que, assim como Ronaldo, não conseguem repetir nas Seleções que defendem o mesmo futebol apresentado nos clubes milionários que pagam seus salários. Mas é diferente.

Tanto Ronaldinho quanto Messi têm lá seus motivos para não o fazerem. O brasileiro tem sangue de barata. O argentino, ao que parece, não sabe lidar muito bem com a pressão de carregar o time nacional nas costas, embora esteja realizando até agora um ótimo mundial. Cristiano Ronaldo apenas não tem futebol suficiente para ser um craque. Simples assim.

As cicatrizes da eliminação hão de cicatrizar, o Mundial terminará e a vida esportiva da Seleção de Portugal seguirá seu curso natural. Cristiano Ronaldo, arrebentando pelo Real Madrid, conquistando prêmios de artilharia e títulos, voltará a ser convocado. Fará partidas boas e partidas ruins. Mas nunca, no futuro, seu futebol irá explodir. Nunca será considerado uma referência internacional dentro da Seleção, a pérola no meio das ostras feias e não valiosas como foi, por exemplo, outro português, Eusébio.

Poderá até ser eleito o melhor do mundo novamente. Mas nunca conseguirá, com seu futebol, levar a Seleção de Portugal a patamares mais altos do que aqueles que ocupa hoje.

Cristiano Ronaldo não é uma fraude, uma enganação, como um jornalista furioso decretou recentemente.

Apenas não é craque.

E, sinceramente, mesmo gostando muito do jogador, aquelas pedaladas que não levavam a lugar nenhum nunca me enganaram…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: