h1

Por que a torcida do Flamengo tem raiva do Andrade?

14/09/2010

No último domingo, o Esporte Espetacular exibiu uma reportagem com Andrade, o ex-técnico do Flamengo que comandou o time no título brasileiro do ano passado.

Andrade está desempregado. Ao repórter Regis Roesing, explicou não entender o motivo de seu abandono profissional. Falou emocionado e se mostrou bastante chateado com a situação.

Não é a primeira vez que Andrade fala sobre seu período de desemprego não forçado. Nas minhas contas, é a terceira vez que um períodico esportivo procura Andrade para saber o porquê do primeiro técnico preto a conquistar um Brasileirão não ser, hoje, comandante de equipe nenhuma do Brasil.

Normal que esteja chateado. Religioso, Andrade parece ser daqueles que ao alcançar a posição ambicionada agradece aos céus e se esquece de que nada ainda está definido.

No caso, após o hexa, perdeu o emprego no Flamengo. É difícil para pessoas que consideram ter, finalmente, recebido o prêmio por anos de batalha assistir ao castelo ruir. Muitos entram em choque, outros beiram a loucura e há ainda os que, como Andrade, ficam desnorteados e magoados sem entender o porquê. É uma situação completamente normal.

Mas essa situação não responde uma pergunta: por que a torcida do Flamengo tem tanta raiva de Andrade?

Não é o ex-treinador que procura repórteres para desabafar, mas ao contrário. E, mesmo que a iniciativa partisse do Tromba, por que há de causar irritação ao torcedor?

Andrade é apenas mais um brasileiro procurando aquilo que acha justo para si. No papel de ídolo do clube – conquistado à base de grande futebol, quatro Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial – merece todo o respeito que um coração rubro-negro pode oferecer.

E respeito, nesse caso, pra quem é auto-suficiente e egoísta demais para perceber, significa simplesmente lamentar que o técnico que finalmente conseguiu tirar o Flamengo da fila está passando por dificuldades, não importando que tipo de dificuldades são essa. E significa torcer, como as bancadas do Maracanã costumavam torcer pelo Andrade jogador, para que consiga o que busca e alcance sua felicidade.

É triste fazer parte de um povo de memória tão curta.

Em 16 anos acompanhando de perto o Flamengo, já vi treinadores de todos os tipos botando a mão no time. Desde profissionais considerados os melhores da função, como Paulo Autuori, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga até apostas sem tanto prestígio como Ney Franco, Júlio César Leal e Apolinho(!!). Todos fracassaram.

Ano passado, Andrade herdou o problemático grupo do técnico Cuca, outro “grande” de alto salário e nome famoso. Chegou lá, resgatou jogadores deixados de lado, montou o time e foi campeão.

Isso é mérito, é orgulho. É motivo pra comemorar. Mas pro torcedor do Flamengo, parece que causa vergonha.

Pra torcida rubro-negra o que vale é grife. É nome. Quer confete, festa, estrela. Adora bajular o técnico “profexô” de terno e gravata, ignorando o que o tempo ensinou sobre quem é que ganha os títulos na Gávea.

Técnico bom é o que funciona.

Não interessa quanto ele ganha, se é famoso, se é estrela. Quando dá certo, tem que ser aquele.

Não foi por acaso que o Flamengo venceu o Brasileirão de 2009.

o Palmeiras vinha muito mal, cheio de problemas com Luxemburgo. Demitiu o treinador e em seu lugar entrou o interino Jorginho. O time se acertou, venceu partidas em sequência, engrenou. Os jogadores pediram que Jorginho ficasse. A diretoria preferiu contratar o exorbitante Muricy e o título, praticamente certo, fugiu do Parque Antártica.

O mesmo aconteceu com o Grêmio na Libertadores. Preferiu o nome de Paulo Autuori, um técnico consagrado, caro e que teria que começar o trabalho todo do zero ao interino Marcelo Rospide, que havia ajeitado o time. Terminou eliminado da Libertadores. Autuori foi demitido algum tempo depois.

Ainda assim, existe gente que afirma que “Andrade não é técnico”.

A esse torcedor do Flamengo, ignorante, fico com pena, pois não conhece a história do clube que diz armar.

Quem é o maior técnico da história do Flamengo? O mais vencedor?

Errou quem pensou nos grandes treinadores da história do futebol brasileiro.

Luís Carlos Nunes da Silva, o Carlinhos, é o maior treinador rubro-negro de todos os tempos.

Conquistou duas Taças Guanabaras(1988 e 1999) três Campeonatos Cariocas(1991, 1999 e 2000) uma Copa Mercosul(1999) e dois Campeonatos Brasileiros(1987 e 1992).

Carlinhos era treinador de verdade? Alguém consegue lembrar outra equipe treinada por Carlinhos? Outro título conquistado fora da Gávea?

Sejá qual for a resposta que o amigo flamenguista tente encontrar, Carlinhos foi um dos grandes jogadores da história do Flamengo, que mesmo após se aposentar continuou dentro do clube e, lá mesmo, migrou para a função de treinador, estendendo seu repertório de alegrias destinadas à torcida.

Exatamente como Andrade.

Um dia, ele voltará ao comando técnico do Flamengo.

Nós, os flamenguistas de verdade, ficaremos felizes com a contratação do treinador.

Restará aos pagões apenas se envergonhar e pedir perdão quando levantarmos, todos juntos, mais uma taça.

Anúncios

2 comentários

  1. Não concordo com essa teoria de que a torcida odeie Andrade, ou então amigos vcs tem ao seu redor flamenguistas de quinta e estão muito mal acompanhados. Pois sei bem que esse tipo de gente existe. Mas na minha ótica não uma minoria insignificante.

    Torço muito por Andrade e espero que dê certo na profissão e que um dia retorne com o devido respeito para onde nunca deveria ter saído.


  2. Não concordo com essa teoria de que a torcida odeie Andrade, ou então amigos vcs tem ao seu redor flamenguistas de quinta e estão muito mal acompanhados. Pois sei bem que esse tipo de gente existe. Mas na minha ótica são uma minoria insignificante.

    Torço muito por Andrade e espero que dê certo na profissão e que um dia retorne com o devido respeito para onde nunca deveria ter saído.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: